Você Comete Esse Erro Básico Na Hora de Contratar Um Projetista? | Curso de Promob
Curso de PROMOB Homologado e Certificado pela PROCAD

Você Comete Esse Erro Básico Na Hora de Contratar Um Projetista?

Você Comete Esse Erro Básico Na Hora de Contratar Um Projetista?

Loading Likes...

Podemos pensar em um Projeto de Móveis como uma grande orquestra.

Uma série de componentes importantes (Cliente, influenciadores, profissionais de lojas e fábricas), uma partitura irretocável (um programa como o Promob ) e um grande maestro, que é o Projetista.

Dele é a responsabilidade por:

• Todas as decisões do Cliente a respeito dos objetivos do sonho dele.

• Todas as medições e especificações técnicas decorrentes dessas decisões.

• A automatização de todas estas informações (programa).

• A apresentação do Projeto ao Cliente, a revisão e a negociação.

• A administração do Projeto como um todo, até o passo definido em Contrato.

Como podemos ver, é um trabalho de grande responsabilidade e contratar um Projetista de Móveis é uma tarefa importantíssima para que o concerto seja um sucesso.

E temos uma característica neste trabalho: cada fase do Projeto é avaliada somente após sua conclusão. Se o resultado não for bom, tempo é gasto e expectativas são frustradas. Até custos podem surgir, principalmente em Projetos Corporativos, com prazos de mobilização e custos por causa de atrasos ou problemas na entrega.

Sabemos da importância do cuidado na contratação no momento de contratar um Projetista de Móveis, mas alguns erros são comuns.

Você comete esse erro básico na hora de contratar um Projetista?

 

1 – Não Entrevistar Formalmente

É uma contratação importante, de médio a longo prazo, e portanto merece a atenção necessária para conhecer o profissional, sua postura, forma de relacionamento. E um ótimo momento para discutir as questões principais do seu projetoe obter a linha de trabalho do profissional.

E lembre-se: é um cargo de confiança, ele estará próximo à sua vida pessoal ou profissional. Não é um julgamento, mas a primeira impressão dificilmente muda depois, se não ficar implícito que o profissional e você são dispostos a isso.Vocês precisarão ter flexibilidade em alguns momentos.

Entrevistar ajuda no primeiro conhecimento de Cliente e Profissional.

Entrevista de Projetista de Móveis

 

2 – Não Avaliar Um Portfolio

O trabalho de um Projetista tem muito de Gestão, mas também de Artístico. O entendimento do Cliente, todas as discussões para entender seus desejos e limites, as especificações iniciais, as revisões e a criação de um Desenho Técnico são partes desta Arte, e apresentar um Portfolio é fundamental.

Neles devem estar os dados de cada Projeto desenvolvido e concluído: ambientes envolvidos, dimensões, fotos, detalhes relevantes e dados inerentes ao projeto – prazos, datas.

Desta forma, você pode avaliar e comparar com a complexidade do seu. Talvez o seu Projeto seja mais complexo e isso não seja um impeditivo, a qualidade e a experiência dele podem demonstrar que é capaz de gerir um Projeto maior que, muitas vezes, não tem tantos itens críticos ou detalhes.

Sem um Portfolio, você estará dependente de análises intuitivas, como as referências, o que nem sempre tem a objetividade necessária para te deixar confortável.

O Portfolio é o Currículo do Projetista de Móveis. Não entreviste sem ele.

Portfolio de Projetista de Móveis

 

3 – Decidir Baseado Em Referências

Sabemos que um Projetista é um profissional que vive bastante da propaganda positiva dos trabalhos que faz. E um Projeto de Móveis é algo bastante específico, de público reduzido quando comparamos com outros profissionais de Serviços, e muitas vezes a propaganda acontece em pequenos círculos sociais, o que aumenta mais a importância da boa imagem que faz pelo caminho.

Porém, mesmo sendo as melhores, vinda de amigos, decidir a contratação com base apenas nisso, sem uma entrevista formal e um Portfolio, deixará você no risco de não saber como lidar nesta relação que tem uma proximidade e ainda pode estremecer uma amizade.

Somos humanos, e cada relação tem as suas peculiaridades.

Referências são importantes, mas não garantem o sucesso desta nova relação.

É uma futura relação profissional, de um projeto de alto valor agregado e custo, que demandará tempo e disponibilidade sua também.

Toda a atenção na hora de contratar um Projetista de Móveis é necessária.

Verificando...

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*